domingo, 10 de janeiro de 2016

EBD | SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE CRISTO - Lição 2

 Escola Bíblica Dominical – 10 de Janeiro de 2016 | Lição 2
Texto Áureo: Mt 24.3

Verdade prática: Para que a Igreja não seja apanhada de surpresa, Jesus revelou alguns sinais que devem anteceder a sua vinda.

Leitura bíblica em classe: Mateus 24. 3-8, 11-14

Explicação do texto: 

a. É importante salientar que o grande tema deste capítulo não são os sinais da consumação dos séculos em si mesmos, mas o ensino por de trás desta apresentação de Jesus. O objetivo principal era precaver os discípulos a não serem precipitados em suas conclusões concernentes ao fim.

b. Repare que a exposição de Jesus parte de uma pergunta curiosa dos discípulos: “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo” (Mt 24.3).
c. Jesus, no entanto, adverte-os para que não se enganassem; daí Ele inicia o ensino daquilo que deveria ocorrer antes de Sua vinda.

REFLEXÃO E OBJETIVO DA AULA: 1) Apresentar os sinais relacionados à vida da igreja 2) Relacionar os sinais do céu da vinda de Cristo 3) Explicar que as guerras, conflitos e terremotos são sinais que acontecerão na Terra antes da vinda de Cristo.

INTRODUÇÃO:

a. A respeito da volta de Cristo, muitos pensam que este acontecimento fora inventado pelos crentes. Infelizmente, muitos ditos cristãos, não acreditam nisto: “Quem tem essa esperança purifica a si mesmo, assim como ele é puro” (1 Jo 3.3).

b. Mas é real! Jesus vai voltar! E por isso deixou sua igreja sob aviso para este encontra que será inesperado.

c. Muitos são os versículos que predizem que Cristo pode voltar muito em breve (Mt 24. 42-44, 36-39; 25.13; Mc 13.32,33; Lc 12.40; 1 Co 16.22; 1 Ts 5.2).

d. O que precisamos nos atentar concernente ao “retorno iminente de Cristo”, não se trata, como muitos afirmam, que “CERTAMENTE” Cristo virá logo, mas que Ele pode e deve vir a qualquer hora.

e. Por isso precisamos estar vigilantes e preparados para a sua vinda que ocorrerá num momento inesperado.

f. Quando os textos dizem que Jesus está vindo logo, devemos perceber que os profetas da Bíblia muitas vezes falam em termos de “SINTESE PROFÉTICA”, que vê os eventos futuros, mas não vê o tempo da interferência antes que esses eventos ocorram.

g. Não é necessário buscarmos sinais, mas tão somente estar atentos a eles.

I. SINAIS NA VIDA DA IGREJA.

Segundo a linha “pré-milenarismo” “pré-tribulacionista”, posição adotada pela CPAD, haverá duas vindas:

ü  SECRETA (Arrebatamento; busca dos que amaram a Sua vinda).
ü  VISÍVEL (Retorno de Jesus, mas agora com todos os santos para instaurar o milênio trazendo juízo contra os ímpios; Jd 14-16, 2 Ts 1.7; Ap 19.14).

OUTRAS LINHAS ESCATOLÓGICAS:

AMILENARISMO: Crê que o milênio é simbólico e que a era da igreja já cumpre o que está escrito em Ap 20.1-10). Cristo, então, volta no arrebatamento e segue o estado eterno.

PÓS-MILENARISMO: Crê no progresso do Evangelho e que o crescimento da igreja se dará gradativamente de modo que uma proporção cada vez maior da população do mundo será composta de Cristão. Acredita que o “milênio” durará por um longo período de tempo (não necessariamente mil anos literais). Quanto a ordem do arrebatamento e ao estado eterno, a linha adota a mesma posição do amilenarismo.

1. Os falsos cristos e falsos profetas.

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, que realizarão grandes sinais e milagres, a tal ponto que, se fosse possível, enganariam até os escolhidos.” – Mateus 24.24

a. Muitos são enganados porque estão atrás de milagres, não de Cristo.

b. Se não fosse pela misericórdia de Deus em conceder iluminação no exame das Escrituras, até os escolhidas viriam a ser enganos. 

c. Há muita gente ainda no erro, mas hora menos hora, a verdade resplandecerá e lançará luz nas trevas; então “conhecerão a verdade e verdade os libertará”.

2. Apostasia.

Definição: “Abandono, normalmente um afastamento deliberado e total da fé anteriormente defendida” (Dicionário Popular de Teologia, ERICKSON, Millard J.)

a. Um caminho sem volta (Ler Hb 6.4-6).

b. Paulo acerca disso diz: “O Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (1 Tm 4.1).

c. Israel, no Antigo Testamento, fora chamado por Deus de adúltera. Pois apostasia é sempre vista como um “adultério espiritual”.

3. Doutrinas de demônios.

a. As heresias sempre existiram. No entanto, à medida que o fim se aproxima, a disseminação delas se intensificam.

b. Algumas das heresias contemporâneas:

ü  Cofissão positiva.
ü  Teologia da prosperidade.
ü  Culto aos anjos.

c. O Diabo não tem a intenção de arrancar você das mãos de Cristo, mas tão somente de macular a sua fé, pois um “pouquinho de fermento leveda a massa toda”.

d. Grande parte dos esboços dos pregadores de hoje não carregam mais o tema da “santificação”.

e. Grande parte da igreja se encontra numa “crise moral”. Hoje vemos pastores “midiáticos” defendendo o aborto, o homossexualismo, a disfunção familiar, etc.

f. Como diz o pastor Paulo Romeiro: “Eles não tem uma mensagem para pregar, mas produtos para vender”. (Entretenimento, clube).

“Se você usa meios carnais para atrair pessoas para a igreja, você ira atrair pessoas carnais e terá que continuar usando meios carnais maiores ainda para mantê-los na igreja”. – Paul Washer

4. Perseguição aos crentes.

a. Sempre houveram grandes perseguições ao povo de Deus. Desde o primeiro século, por amor a verdade, muitos perderam a sua vida por amor do Evangelho.

b. Atualmente, em muitas nações, há uma perseguição ferrenha aos cristãos.

c. Em alguns países como Síria, Coréia do Norte, China e em países do norte da África, a perseguição é cruel.

d. Segundo a “Missão de Portas Abertas”, dezenas de Cristão foram sequestrados por combatentes do Estado Islâmico.

e. “... em 2012 —, pelo menos 105 mil pessoas foram assassinadas no mundo por um único motivo: eram cristãs”.

f. A ação é fruto de milícias islâmicas, que se espalham mundo afora e que respondem, reitero, pelo assassinato, a cada ano, de 100 mil cristãos. 1

g. Imaginem se 100 mil muçulmanos morressem todo ano, vítimas de milícias cristãs… O mundo talvez já estivesse em chamas. Como são apenas cristãos morrendo, ninguém dá bola. (...). ““... os intelectuais europeus não se interessam pela morte de cristãos nem buscam combater a cristofobia. Estão ocupados demais com a tal “islamofobia”.1

h. Olhando para isto, o cristianismo brasileiro colore de vermelho o nosso rosto (vergonha):

Paul Washer relatou em uma de suas ministrações “o menino, Andrew Mayman, muçulmano, levou 5 tiros no seu estômago e que logo após o deixaram na calçada simplesmente porque ele exclamou: 'Estou com muito medo mas eu não posso negar Jesus Cristo. Por favor não me matem mas eu não o negarei.' Assim, Paul Washer, confrontou a atitude deste garoto com a igreja atual, dizendo: “E você se diz um cristão radical porque você veste uma camiseta gospel e vai a um congresso."

SÍNTESE DO TÓPICO I

Um dos principais sinais da vinda de Jesus na vida religiosa é o surgimento de falsos cristos, falsos profetas, a apostasia e as doutrinas de demônios.

II. SINAIS NOS CÉUS DA VINDA DE CRISTO.

1. Sinais do céu.

a. Jesus apontou os sinais: “terremotos”; “fome”; “pestilências”; “coisas espantosas” e “grandes sinais do céu” (Ler com a classe: Lc 21.11). 

b. O texto diz “sinais do céu” e “não sinais no céu”. Entretanto, isso varia de tradução para tradução.

c. A lição, todavia, é para os discípulos, para que não se atente à especulações.

d. Outra coisa, Jesus disse que eles não deveriam se desesperar em meio aos conflitos humanos e desastres cósmicos que precederiam o fim.

2. Jesus fala de sinais e não de datas.

a. Em momento algum Jesus disse sobre sua vinda mencionando datas; ele disse sobre sinais.

b. Muitos já marcaram a volta de Cristo e por isso são considerados, com toda certeza, falsos profetas:

ü  William Miller – Adventista do sétimo dia: (21 de março de 1843 e 22 de março de 1844)
ü  Joseph Smith – Mórmon – (1894)
ü  Charles Taze Russell – Testemunha de Jeová: (1914).
ü  William M. Braham – Tabernáculo da fé (1977)

c. A “apóstola” brasileira Valnice Milhomens disse que Jesus voltaria em um sábado do ano de 2007:

“Valnice Milhomens proferiu em 1991, num programa de televisão, a declaração que a volta de Cristo se daria em um sábado de 2007. Na época, o pastor Paulo Romeiro, por escrito, convidou a então pastora (hoje apóstola) para um esclarecimento do assunto (confira os livros de Paulo Romeiro: “Super crentes”; Ed, Mundo Cristão, p. 24 e “Evangélicos em Crise”, p. 183 até 191). Porém, não obteve sucesso”.2

D. A “apóstola” Neuza Itioka afirmou que Jesus voltará entre 2017 e 2018 após iluminates e ONU se unirem pelo Anticristo.3

e. J. C. Ryle afirmou, certa vez, que o “desejo de especular o que não foi revelado tem levado pessoas a heresias loucas”.

f. Esse pessoal tem desobedecido a ordem de Jesus: 

“Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: ‘Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?’ Ele lhes respondeu: ‘NÃO LHES COMPETE SABER os tempos ou as DATAS que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade” (At 1.6-7 NVI).

g. Enquanto este pessoal (vivos) que marcou data não se arrepender e se retratar da sua loucura, deverão ser considerados falsos profetas, como está escrito:

“Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem NÃO VEM DO SENHOR. Aquele profeta falou com PRESUNÇÃO. NÃO TENHAM MEDO DELE”. – Deuteronômio 18.22 (NVI)

SÍNTESE DO TÓPICO II

Haverá sinais da vinda de Jesus também nos céus

III. GUERRAS, CONFLITOS E TERREMOTOS.

1. Guerras e conflitos.

a. Jesus falou a respeito de guerras e conflitos entre as nações como sendo alguns dos sinais de sua volta.

b. O texto do capítulo 24 do evangelho de Mateus, antes de ser “mais um capítulo da Escritura”, é o jornal atualizado de amanhã (confira).

c. Duas guerras mundiais já aconteceram.

ü  1° Guerra: (De 28 de julho de 1914 à 11 de novembro de 1918).
ü  2° Guerra: (de 1939 à 1945)

d. Uma 3° Guerra está para estourar: (Coréia do Norte testa a Bomba de Hidrogênio, que é mais poderosa que uma bomba nuclear)  

“A Coreia do Norte afirmou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio nesta quarta-feira (6). Foi o quarto teste com arma nuclear feito pelo país e teria sido o primeiro usando uma bomba de hidrogênio, que pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica. Outros testes ocorreram em 2006, 2009 e 2013.”4

e. O islamismo avança cada vez mais e tem se mostrado mais implacável a cada dia (citar o atentado onde Cristãos foram queimados vivos dentro de caixões pelo Estado Islâmico e crianças foram estupradas por ativista em nome de “deus”).

f. O grupo extremista “Boko Haran”, que atua no Norte da Nigéria, tem por objetivo a destruição da fé cristã. (meninas são torturas por este grupo).

2. Terremotos.

a. Ler com a classe: Segundo alguns geólogos, o número de terremotos tem aumentado assustadoramente nos últimos 20 anos. De acordo com a United Stetes Geological Survey, dos E.U.A, “entre 2000 e 2010, aconteceram mais de 200.000 terremotos”. Destes, somente 100.000 são percebidos. A maior parte dos tremores ocorre em escalas imperceptíveis ao ser humano.

b. Os terremotos hoje já se apresentam em regiões que nunca haviam se apresentado. (Ex. Em São Paulo na região da Av. Paulista)

c. Durante o século XIX ocorreram  41 grandes terremotos, que mataram pouco mais de 350 mil pessoas. No século XX, até maio de 1997, já haviam ocorrido 96 grandes terremotos, que provocaram a morte de mais de dois milhões e 150 mil pessoas.5

SÍNTESE DO TÓPICO III

Os sinais da vinda de Jesus na Terra são as guerras e os terremotos.

CONCLUSÃO

1. Os sinais que prenunciam a volta de Jesus estão se cumprindo a cada dia:

ü  Apostasia (igrejas se afastando da Sã Doutrina dando ouvido a doutrinas de demônios)
ü  Fenômenos naturais: (Terremotos e tsunamis)
ü  Frouxidão moral: (Os desejos desenfreados e o esfriamento do amor)

2. Deus, entretanto, não fica sem testemunha, e por isso preservou para si um remanescente fiel para ser sal da terra e luz do mundo.

3. A igreja é, antes de tudo, “Baluarte da verdade” (1 Tm 3.15).

4. Os sinais estão se cumprindo; eles são para a nossa vigilância e não para especulação. Não há o que temer, pois disse Jesus: “Vejam que eu os avisei antecipadamente” (Mt 24.25).

“Quando começarem acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês”. – Lucas 21.28 (NVI)

MARANATA: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: ‘Sim, venho em breve!’ Amém. Vem, Senhor Jesus.” – Apocalipse 22.20 (NVI)


Soli Deo Gloria!
Fabio Campos

Aula ministrada na ICTJ dia 10/01/2016

Curta nossa página no facebook e tenha acesso a vídeos, artigos e reflexões de autores cristãos de todas as épocas: https://www.facebook.com/fabiosolafide/?fref=ts
____________________________________________________
Notas:

1 Artigo escrito por Reinaldo de Azevedo: Cristofobia, que mata 100 mil cristãos por ano.
3 Veja no site o artigo de Neuza Itioka: Apóstola brasileira afirma que Jesus voltará entre 2017 e 2018.
5 Modulo 4; Curso fundamental de Teologia, ESCATOLOGIA, Faculdade Teológica Betesda; ESCATOLOGIA, p 91.

Referências bibliográficas:

Escola Bíblica dominical. O final de todas as coisas. 1º trimestre de 2016; CPAD; lição 2.
CARSON, D.A. Comentário Bíblico Vida Nova. Vida Nova, 2012. São Paulo, SP
GRUDEM, Wayne. “Manual de doutrinas cristãs”. São Paulo, SP; Vida Acadêmica, 2003.