sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PERCA O DEBATE!, MAS NÃO PERCA O TEMOR!


Por Fabio Campos


Você já reparou que as principais heresias são disseminadas através de homens inteligentíssimos? Homens que até começaram bem; exemplos de vida espiritual; contudo estão acabando mal, não sabendo mais em quem “têm crido”. Particularmente não conheço nenhum teólogo liberal que seja de “pouca instrução”.

Não se deixe enganar, todo canalha tem um belo discurso e um excelente português. Crocodilo quando mostra os dentes, a priori, parece estar sorrindo, mas na verdade o que ele quer é lhe devorar. Enxergamos o carisma, Deus, porém, que perscruta todas as coisas, conhece o caráter.

Por estes dias, pensando a respeito, dizia a mim mesmo caso tivesse que enfrentar alguns destes “teólogos” num possível debate: “será que o meu conhecimento bíblico e teológico seriam suficientes para prevalecer em um possível confronto no campo das ideias”? Em me vindo alguns nomes, também me veio à resposta: “A vista dos homens, talvez você perdesse o debate, mas diante de Deus, o ganharia!”. Como haveria de ocorrer tal coisa?

A impressão e o pensamento que veio ao meu espírito, junto da resposta foi “Perca o debate!, mas não perca do temor”! Por quê? A Escritura diz que a “sabedoria do mundo é loucura para Deus” (1 Co 1.20). A mais alta sabedoria não se encontra nos livros ou nas palavras de persuasão, mas no temor a Deus, como está escrito: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pr 1.7).

Por isso, tranquilamente, podemos dizer que um homem com o temor de Deus em seu coração é infinitamente mais sábio do que os “melhores homens” do mundo todo junto de todos os seus livros. A loucura de Deus é mais sábia do que a sapiência dos homens. Por isso mesmo Ele chamou homens e mulheres “fracos”, “humildes”, “desprezados” e que “nada são”, olhando pela lente do mundo.

Mas são estes mesmos que Deus usa para confundir aqueles que se dizem “poderosos”, “sábios” e “fortes”, como está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos” (1 Co 1.19).

Deus não precisa de homens capazes, mas apenas que O temam. O Espírito capacita os escolhidos, no entanto não será “nem por força e nem por violência”, pois não depende de quem quer ou de quem corre, mas de Deus cujo efetua em nós o querer e o realizar segundo a sua boa vontade. A nós apenas nos resta desenvolver a salvação que nos foi dada com TEMOR e tremor.

Estes homens, ainda que com aparência de sabedoria, por Deus são tidos por tolo. Ganhando os aplausos das plateias, a cada dia acumulam ira para si mesmos. Deus assim os entregou; a mente destes está cauterizada pelo saber; tão somente para cumprir o que está escrito: “Ele [Deus] apanha os sábios na própria astúcia deles” (1 Co 3.19).

Quando a sua piedade for “questionada” pela sabedoria dos homens, não se turbe o vosso coração. Eloquência sem piedade não pode gerar verdadeiros crentes, como bem disse o Rev. Hernandes Dias Lopes. Apenas tema a Deus! Queira ser útil e não importante; se mantenha no temor ainda que você perca o debate para os pseudo-sábios.

A sabedoria e a eloquência humana não intimida o diabo e nem surpreende Deus. Mas o homem que teme o Senhor, este conhece a Deus e por Deus é conhecido (1 Co 8.1-3); e mais, por Deus ele será louvado ainda que homem algum o louve (2 Co 10.18).


Considere este artigo e arrazoe isto em seu coração,


Soli Deo Gloria!

Fabio Campos