sábado, 9 de novembro de 2013

PROCURA-SE A FIDELIDADE


Por Fabio Campos

Texto base: Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens”. – Salmos 12.1 NVI


A Palavra de Deus diz que “todos pensam que são bons e fiéis, mas tente achar alguém que realmente seja” (Pr 20.6). Alguém já disse que a rainha das virtudes é a perseverança. Eu corroboro este pensamento dizendo que a fidelidade é a princesa. Só saberemos de fato quem realmente é fiel no último suspiro de vida. Por quê? Imagine alguém que foi fiel por 99 anos, mas que aos 100, foi infiel. Não poderá ser mais chamado de fiel e sua vida virtuosa levada nestes 99 anos não valerá de nada devido a este ato falho. Por isso que a “fidelidade verdadeira” é escondida de nossa vista, mas Deus conhece cada pensamento e intenção do coração. É uma virtude para poucos. Haja vista as traições e as fraudes vivenciadas nos relacionamentos que contemplamos diariamente.

A fidelidade constitui no respeito aos compromissos assumidos ou ao vínculo com alguém ou com alguma coisa. Ela depende de você e não dos outros. Nós é que decidimos ser fieis ou infiéis. É algo determinado de acordo com o caráter e firmemente cumprido, não dependendo do que o outro faça ou deixe de fazer. Quem deu a palavra e prometeu cumpri-la fomos nós.

Essa semana aconteceu um fato inusitado que me levou a arrazoar neste tema. Estava na academia e uma senhora me disse para ser constante na frequência com os exercícios e também na dieta alimentar. Até aí tudo dentro do script. A questão foi quando ela disse que isso ajudaria minha esposa a não procurar os “malhados” fora de casa. Olha o pensamento mundano e demoníaco. Para não a constranger desviei a conversa para outro rumo, mas pensei comigo no mesmo instante: “Eu conheço minha esposa”-, e antes dela ser fiel a mim, ela é fiel e temente a Deus. Olha só o pensamento da nossa cultura: “A minha fidelidade depende do desempenho do outro”.

Ao ministro e despenseiro de Deus é necessário que seja encontrado fiel (1 Co 4.2). O Senhor se deleita na fidelidade, pois Ele é fiel. A todos estes [os fiéis] Ele os protege (Sl 31.23) e confia suas riquezas espirituais (Nn 12.7). Não há nada mais seguro para nós do que lidarmos com pessoas sinceras, dignas e fieis - de caráter irrepreensível - que julga bem as coisas e que não se vendem a fraude para ajuntar riquezas que só lhe trarão desgraças e tormentas. Como é bom se relacionar com gente decidida em si - que não anda conforme o ditado do momento e nem abandonam suas convicções -, pois sabem que a credibilidade é mais cara do que todo o dinheiro e status do mundo.

A Escritura nos ensina a termos fidelidade em tudo e para com todos (3 Jo 1.3). Precisamos ser fieis aos nossos cônjuges, líderes espirituais, irmãos, familiares e patrões. A empresa que você trabalha precisa da sua confiança; ou você é daqueles que é facilmente levado a mudar por apenas trinta moedas? É preciso levar as coisas com mais seriedade. Se as pessoas forem infiéis a você [e isso será inevitável], permaneça fiel; não por ela, mas por você, pois não será virtude se rebaixar ao nível desta “coitada criatura” que ainda não entendeu o que o homem semear isto também colherá.

Ser fiel a Deus é o principal para ser fiel em tudo, pois o temor ao Senhor é o principio da sabedoria. O fofoqueiro nunca será fiel. Mas a pessoa séria é discreta (Pr 11.13). Precisamos estar mais atentos nos relacionamentos, naquilo que confidenciamos e a quem estamos colocando dentro de nossos lares. O Senhor é eternamente fiel e isto constitui toda nossa segurança (Sl 117.2), pois está escrito: “se formos infiéis, Ele pode até nos negar, mas permanece fiel, pois não pode negar a si mesmo”.

Fica a reflexão para nós: “Você passa segurança as pessoas nos seus relacionamentos e nos seus afazeres”? Muitos ainda não sabem os motivos pelo qual as coisas não caminham como deveriam. “Os impostores vão de mal a pior – enganando e sendo enganados”. É simples, seja fiel no pouco e tenha certeza que no muito será colocado. Tudo é uma questão de escolha independentemente das situações.

“Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá. Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença”. – Salmos 101. 6-7 NVI

Pense nisso!

Fabio Campos
fabio.solafide@gmail.com