sábado, 16 de novembro de 2013

Mark Driscoll diz O Cessacionismo é Deísta



Notas para esclarecimentos dos termos:

Cessacionismo é a visão cristã de teólogos reformados e batistas fundamentalistas, geralmente de origem puritana. Formulam que alguns dons do Espírito Santo foram úteis apenas para os primórdios da igreja cristã, tendo cessado essa manifestação no período daIgreja Primitiva. 1 . 2 Os cessacionistas mais radicais não aceitam o dom de curas na igreja moderna. 3 Outros cessacionistas defende a tese que o dom de profecias cessaram na boca de profetas humanos, sendo restrita à manifestação da profecia escrita na Bíblia Sagrada. 4 É unânime entre os cessacionistas que o dom de línguas, nos moldes do falar em línguas, se encerraram nos tempos apostólicos.
Entendem os cessacionista que tais e restritos dons serviam a um propósito, a fundação da Igreja Primitiva, em momento que os apóstolos teriam que cumprir o ide sem possuir qualificação de doutores ou mestres. O encerramento do livro teria fechado toda profecia fora da palavra.
Os deístas tipicamente também tendem a rejeitar eventos sobrenaturais (milagres, profecias, etc.) e dizer que Deus não interfere na vida dos seres humanos e nas leis do universo. Sobre as religiões organizadas que usam revelações divinas e livros sagrados, a maioria dos deístas interpretam-as como como invenção de outros seres humanos, e não como fontes de autoridade, mas pode aceitá-las como inspiração espiritual. Os deístas dizem que o maior presente de Deus para a humanidade não é a religião, mas "a capacidade de raciocinar."


Fonte: Site Wikipédia