quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TUDO É UMA QUESTÃO DE PRIORIDADE


Por Fabio Campos

Texto base: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” – Mt 6.21 NVI


O mundo está distraído com muitas coisas! As pessoas perderam a identidade por terem o coração volátil. Desde o Éden estão perdidas, vagando pelo mundo, buscando algo para se apoiar. Enquanto não encontram, vagueiam por lugares áridos - porém sem repouso; se sujam mais e mais; e aquilo que experimentam daquilo se torna escravas, e os vícios acabam se tornando suas prioridades. São vários os tipos de vícios.

Quantas vezes [eu] como pregador da Palavra, ministrando os mistérios de Deus, oculto desde a fundação do mundo, revelado agora pelo Filho por intermédio dos apóstolos, me deparei com o desinteresse de alguns irmãos. Pessoas pensando nos tesouros terrenos enquanto os tesouros celestiais estão sendo expostos. Estou falando de gente inteligente, educada e gentil, mas que não conseguem acompanhar o raciocínio daquilo que Deus quer transmitir por meio da Sua Palavra. O Reino está sendo proclamado - a salvação está sendo exposta - o apocalipse tem trazido a memória a esperança-, e o pessoal está pensando em qual pizzaria ir após o culto ou na logística do futebol do próximo final de semana. Nada contra isso! Mas na hora do culto a Palavra manifesta as intenções do coração, e “onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.

Deus só faz sentido quando o problema surge. Logo pensam: “O que fiz de errado para acontecer tal coisa...”; ou “... como Deus permitiu essa situação”. Ai de Deus quando o bem-estar destes é interrompido. Desculpa, quem pensa assim, ainda não conhece como deveria: “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz?” (Is 55.2).  A proposta do mundo tem por finalidade a de escravizar o individuo naquilo que é vil. Por isso que o homem mais bilionário não está satisfeito com sua fortuna. É isso que você quer? Ser um rico sem paz? Toda prioridade que não seja Cristo causará intranquilidade no coração: “Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela” (Sl 39.6 NVI)

Tudo é uma questão de prioridade! Como li na internet: “Não trate com prioridade quem te trata como opção”. Infelizmente muitos tratam a Deus como opção. Tempo com Deus não se gasta, se ganha. Sem oração e meditação na Palavra você será um grande arauto de heresias e um perigo para a sociedade. Falará do que está no seu coração e o que é de si, não o que é de Deus. A desculpa pela falta de tempo será usada contra ti no tribunal com base na “cláusula” de Mateus 6.33: “Portanto, busquem o Reino e a sua justiça em primeiro lugar e as demais coisas vos serão acrescentadas”. Quem quer, consegue. Tudo é uma questão de prioridade. Você encontra tempo para tantas coisas, não é verdade? Agora quando não se tem prazer em Deus, Ele [Deus] se torna aquela visita chata, intransigente, que fazemos sala apenas por obrigação. Deus é uma “coisa” chata para você.

Amados, isso não é postura de alguém que se diz grato ao Senhor. Quem ganhou a Cristo diz: “Viver é Cristo e morrer é lucro”. Considera todas as coisas como esterco quando comparadas com a excelência do conhecimento de Cristo. E. H. Peterson diz que “o pastor leva as pessoas de carne e osso a sério como filhos de Deus e fielmente as ouve e fala com elas, convicto de que a vida de fé delas em Deus é o centro em torno do qual tudo o mais passa a ser periférico”.

Comece com dez minutos de oração e dez de leitura bíblica. Vinte minutos dentro de vinte e quatro horas; tenho certeza que você vai murmurar menos, se lamentar menos e agradecer mais. Muitas vezes a luta não aumentou, mas nós que perdemos as forças. “Falar com Deus” é mais importante do que “falar de Deus”. Só podemos falar daquilo que conhecemos, e muitos estão no serviço sem ao menos conhecer o seu Senhor. Quantos dirão naquele dia “Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres”? Mas Jesus lhes dirá abertamente: “Nunca vos conheci” (Mt 6.23). É como se Ele tivesse dizendo “não passamos tempo juntos, você usou o meu Nome, mas nunca me conheceu”.

Tudo é uma questão de prioridade! Com o quê você tem gastado o seu tempo? Saiba disso, onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração. Que Deus seja nossa prioridade sempre - e não somente isso, mas que Nele tenhamos prazer e felicidade de passarmos o tempo máximo ao seu lado meditando na Beleza da sua Santidade.

“Assim diz o Senhor: ‘Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me’”. – Jr 9.23-24 (NVI)

Soli Deo Gloria!

Fabio Campos