segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SEM REPOUSO E ERRANTE POR LUGARES ÁRIDOS! ESTA É SUA ALMA?


Por Fabio Campos

Texto base: “Você está preocupada [o] e inquieta [o] com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária”. (Lc 10. 41-42 NVI)


Uma alma inquieta e sobrecarregada pelos fatos! A prisão dos apetites na tentativa de atenuar as frustrações. Quanta dor vem ao meu coração quando me deparo com homens e mulheres nesta situação. Dentro de um quarto ou no escritório; com amigos ou familiares; sozinho sua alma anda por lugares áridos procurando repouso.

Quanta procura; muitos foram os lugares! Mas o vazio permanece! Você está bem certo de sua religião e nela se apoia, mas o vazio parece ser perpétuo. As palestras e os discursos triunfalistas o elevam as nuvens, mas é ligeira e de curta duração o seu efeito. Logo percebeu que seus pés estão na terra. Peregrino e errante em meio à multidão. Pobre, cego e nu de espírito. Seu orgulho o afunda nas profundezas da hipocrisia e o seu “sorriso amarelo” engana muito mais a si do que aqueles que o admiram. Você é convicto e diz: “o que importa é ter uma religião, pois todos os caminhos levam a Deus”. Sua retórica é boa, seu discurso é persuasivo, e mui influente é você aos seus admiradores. Mas sua alma não tem repouso e o vazio permanece! De nada adiantou! De nada adiantará!

Você foi criado com um vazio! Sim, isso foi do agrado do Criador! Pois assim como há necessidade de comida e de bebida pelo corpo, assim há a necessidade da comunhão com Deus para a alma. Somente Ele pode preencher o vazio; sim, o vazio do seu peito está atrelado à distância Dele para contigo. Nada pode preencher, há uma fome inesgotável; todo homem anseia pela “Vida Eterna: “Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez” (Ec 3.11 NVI).

Agostinho diz “pois Tu nos fizeste para ti mesmo e inquieto está o nosso coração enquanto não venha descansar em ti”. Do contrário seremos perturbados pelos nossos sentimentos clamando aos vícios por socorro. Um ciclo! Pensamentos que viram atos; atos que viram hábitos; hábitos que viram vícios; vícios que escravizam e adoece o coração.

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca (Lm 3.25). Ele satisfaz a alma cansada e sacia todo o que está triste (Jr 31.25). Uma criança desmamada repousa seguramente na provisão dos seus pais, assim também será para aqueles que buscam e confiam no Senhor (Sl 131.2).

Não há mais como resistir, Cristo está à porta, o seu amor é grande; foi com laços de carinho que Ele nos atraiu! Enquanto Jesus não for suficiente a você, sua alma andará inquieta com muitas coisas, e a ansiedade da vida fará enfermo o seu coração pela culpa do passado, pela tristeza do presente e pela preocupação do futuro!
Venha a Cristo e receba vida em abundância na alegria do Espírito Santo. Este é o convite feito a você por aquele que perdoa os pecados, satisfaz o presente, a assegura o futuro com a vida Eterna, pois uma só coisa é necessária:

"Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição”. (Is 55. 1-2 NVI).

Soli Deo Gloria!

Fabio Campos