quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O PODER DE DEUS ESTÁ ACIMA DA PERSUASÃO HUMANA


Por Fabio Campos

Texto base: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4.12 AFC)


O conhecimento tem se multiplicado no decorrer dos anos! A busca do saber já não é tão complexa como antigamente. Hoje o Google oferece estudos profundos e rápidos sem muito esforço. O homem no apreço de ser admirado busca informações para ser aprovado e bem quisto pelos outros. Não há limites para fazer livros, e o muito estudar traz “glória e prestigio”, mas enfada a carne (Ec 12.12).

Há uma sabedoria distinta da qual adquirimos nas universidades. A Bíblia diz que “a palavra de Deus esclarece e dá entendimento ao simples” (Sl 119.130). O Senhor Jesus Cristo certa vez com alegria no Espírito, exclamou: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultastes estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos” (MT 11.25). Temos um tesouro nas mãos e um poder que transcende o “cognitivo humano” que é a Palavra do Senhor, revelada pelo o Espírito em agrado do Pai.

Nenhuma ciência lecionada nas grandes faculdades é “viva e eficaz, cortante como a espada de dois gumes, que pode penetrar ao ponto de dividir juntas e medulas, e revelar aquilo que somente o próprio homem conhece de si, os pensamentos e propósitos do coração”. Quando a Palavra é exposta fielmente, mesmo que seja por alguém com pouca eloquência e erudição, o Espírito revela o que está no coração do ouvinte. Só o homem conhece o seu espírito! Ainda sim, muitas das vezes, o coração que é corrupto e enganoso, ludibria o espírito do homem, obscurecendo seu entendimento para a análise sincera de si mesmo.

Quando o homem “tapa os ouvidos” para sua consciência, por se inculcar por sábio, torna-se louco (Rm 1.22). Seus pensamentos ainda que belos aos olhos humanos, para Deus, são vãos (1 Co 3.20). A fraqueza de Deus é mais forte do que a força dos homens, e por isso Ele apanha os sábios na sua própria astúcia (1 Co 3.19). Ninguém pode sondar a mente de Deus e o homem natural não compreende o mistério do Evangelho, onde o seu Deus foi morto e crucificado. As Boas-novas lhe parecem loucura, pois não aceitam as coisas do Espírito de Deus e nem pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Nós porem temos a mente de Cristo! Discernimos todas as coisas, mas por ninguém podemos ser discernidos (1 Co 2.15). Nosso entendimento está acima dos nossos mestres (Sl 119.99) e dos que tem maior experiência de vida, mas sem a Palavra de Deus (Sl 119.100). Portanto, quando um sábio e instruído, formado em 10 cursos, sendo 5 de filosofia, 3 de sociologia, e 2 de história, por exemplo, vier confrontar sua fé, não temas; o poder de Deus está acima da persuasão humana! Os homens caracterizam o vencedor dos debates como aquele que teve mais argumentos e contra pontos. Mas com Deus é diferente! Ainda que para os ouvintes sua simples exposição da verdade não tenha causado qualquer impacto, de fato, o Espírito revelará ao sujeito o pecado, o juízo e a justiça. E deste [Espírito], nem com a porta do quarto trancado e com os ouvidos tapados, pode fugir.

Não tenha medo de testemunhar sua fé e expor a Palavra de Deus aos reis deste mundo (Sl 119.46). O salmista diz: “Pequeno sou e desprezado; contudo, não me esqueço dos teus preceitos” (Sl 119.141 ARA). Deus vai endossar suas palavras! Ainda que simples e de pouca qualidade gramatical, ainda que sem muito contexto histórico secular, o Espírito falará por meio de você naquilo que o coração do outro precisa escutar. Faça um teste! Comece a citar versículos sem mencionar que se trata de referências bíblicas”. É impressionante como Deus vela por sua Palavra e a cumpre como lhe apraz.

Não tenha medo, pregue a palavra, esteja pronto, quer seja oportuno, quer não. Fale da sabedoria de Deus. Você tem um tesouro de valor imensurável, oculto deste a criação do mundo, mas revelado pelo Verbo de Deus, Jesus Cristo. Diante do humanismo sem amor, da tolerância hipócrita, e do relativismo moral que a humanidade tem se conformado, não abra mão de suas convicções respaldadas pelas Escrituras. Nunca se esqueça, a cruz para quem está perecendo é escândalo e loucura, mas para os que foram salvos, é poder de Deus.

Deus é contigo na medida em que sua Palavra é ministrada em fidelidade e tenha por centro a Cruz de Cristo.

Soli Deo Gloria!

Fabio Campos