terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DEUS VAI DISCIPLINÁ-LO!



Por Fabio Campos

Texto base: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho” (Hb: 12.5-4 NVI)


         Calma, não se desespere, Deus corrige apenas aqueles que ele ama. Só os filhos são corrigidos por Deus. Podemos afirmar que todas as pessoas são “filhas de Deus” no sentido “criativo”, mas não da “adoção”. Apenas os que estão em Cristo têm este direito de filiação! Assim, existem os filhos de Deus e os filhos do Diabo (1 Jo. 3:10). Você é filho de Deus? Então Ele vai discipliná-lo!

         Certa feita estava fazendo algo que “aos meus olhos” não tinha problema. Mas ao mesmo tempo me sentia incomodado! Todas as vezes que ia orar, essa situação vinha em minha mente. Passou-se algum tempo e percebi que Deus não queria que continuasse com isso! A princípio não obedeci à demanda divina. Até que então a “medida” de longanimidade transbordou! Fui repreendido por Deus e por Ele disciplinado. Na medida em que tive o discernimento e certeza que não estava fazendo a vontade do Pai, renunciei este “pecado”. A paz que excede todo o entendimento, algo que já não vinha sentindo há algum tempo, invadiu meu coração. A situação principal que Deus usou como tribulação para me disciplinar teve sua quietude, e o mar voltou a sua calmaria! Que experiência sensacional que tive com Deus. Por mais que a repreensão do Senhor não seja motivo de alegria no momento, fará florescer a semente da justiça, que traz paz e alegria.
         
          Nós sabemos no que estamos errados! O Espírito já nos convenceu, estamos apenas O resistindo! Mas se você é filho, e nada ainda aconteceu como repreensão, espera e verá; certamente Deus vai discipliná-lo mais cedo ou mais tarde! Não importa se você é pastor-presidente, bispo, presbítero ou diácono, Deus vai corrigi-lo! Não seja tolo em tapar os ouvidos do coração a voz de Deus: “Senhor, não é fidelidade que os teus olhos procuram? Tu os feriste, mas eles nada sentiram; tu os deixaste esgotados, mas eles recusaram a correção. Endureceram o rosto, mais que a rocha e recusaram arrepender-se”. (Jr. 5:3 NVI)

          Repare, as cousas para os ímpios “prosperam”. Parece que não são repreendidos, e seu grau de iniquidade a cada dia se torna maior. Mas o juízo para estes é a entrega que Deus faz as suas próprias paixões, para fazerem as coisas sujas. Com o aumento de suas iniquidades, o cálice da ira logo mais será despejado contra todo impiedade (Rm: 1.24). Não haverá tempo para arrependimento! Do contrário dos filhos! Esses são repreendidos, voltam ao caminho estreito, e são salvos da ira vindoura! Para os filhos é castigo! Para os ímpios é juízo! 

        Não deixe o mau ser tornar algo corriqueiro do seu dia-a-dia! Odeie seu pecado! Abomine o seu vício! A salvação é pela graça e tudo o que Deus nos dá é pela graça. Entretanto, certas cousas estão atreladas a nossa santidade. Um marido que não trata sua esposa com dignidade não terá suas orações respondidas! Creio que Deus permite algumas coisas em nossa vida simplesmente para nos alertar, para que assim, usando elas, faça com que tudo coopere a nosso favor conforme o seu propósito: “Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo”.  (Ez. 18. 31-32 NVI)

          De fato, mesmo sendo justos e praticando a vontade de Deus a aflição e as tempestades baterão em nossa porta! Muitas das vezes seremos afligidos por fazer o que é certo! Mas essa aflição não vem de Deus, mas do mundo! Contudo, se formos fiéis a sua Palavra, o Salmo 128 diz que aquele que teme a Deus e vive de acordo com sua vontade, esse, será feliz, ganhará o suficiente para sobreviver (V.2); terá um lar bem-aventurado (V. 3); e será lembrado por todos de sua descendência (V. 6). Quanta benção no simples ato de obedecer a Deus. Vale ou não apena obedecer a sua Palavra?

        O Senhor Jesus sempre tem algo a nos exortar! Você sabe o que tem que mudar e fazer! Pecamos não somente por comissão, mas também por omissão, pois aquele que sabe fazer o bem e não o faz, pecou! Deus quer te abençoar! Renuncie tudo aquilo que atrapalha o seu relacionamento com Deus. O pecado nos assedia a todo instante! Portanto, sujeite-se a Deus, resista ao Diabo, e ele fugirá de vós. Não se desfaleça diante da correção do Senhor, pois Ele quer nos abençoar!


“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra”.  (2 Cr. 7:14 NVI)


SOLI DEL GLORIA!

Fabio Campos