quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CUIDADO COM BLOGUEIROS E FACEIROS SOBERBOS E FACCIOSOS



Por Fabio Campos

Texto base: Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa”. (Tg 3:16 ACF).

          Como cresceu o número de faceiros e blogueiros “piedosos” que dizem defender a Sã doutrina. O pior de tudo é que muitas das vezes ficamos refém de seus comentários: “o que vão achar se postar isso” logo vem em nossa mente ao escrever algo. Amados, temos que tomar cuidado! Paulo nos diz que a moderação deve ser conhecida diante de todos! Nem tudo o que vemos e lemos revela de fato o grau de intimidade desses internautas com Deus! Às vezes eles querem ser “curtidos” e apreciados com sua subversão intelectual.

          Quem me conhece sabe que não tolero heresia! Não sou a favor de qualquer elemento físico e espiritual que venha a prostituir a pureza do culto a Deus. Minha teologia na interpretação das Escrituras tem por base os ensinos dos pais da igreja e dos reformadores. Não sou calvinista, mas estou quase lá!

          Meu alerta neste post trata daqueles que só sabem criticar! Não conseguem fazer um só elogio aos “réus” de suas “denuncias”. Um exemplo disso foi à entrevista que o Pastor Silas Malafaia concedeu a jornalista Marília Gabriela  Lamento muito o descambo do Silas para a “Teologia da Prosperidade”, e caso não volte à singeleza do evangelho, será refutado nos seus ensinos, principalmente quando levar o “pastor” das sementes Mike Murdock” para auferir ofertas. Entretanto, no bloco da entrevista que ele (Silas Malafaia) explica a visão bíblica acerca da homossexualidade, o mesmo foi coerente com o ensino das Escrituras. Tem mais, muitos que o criticam não dariam sua cara para bater e talvez não teriam a profundidade no assunto como possui o Malafaia. Eles focam somente os erros, criticam o cara, criticam outros irmãos que deram louvor por este trecho. Criticam... criticam... e criticam...! Generalizam tudo e todos! Perguntam: Que igreja você frequenta? Frequento a igreja tal que é neopentecostal! – Então não posso chama-lo de irmão!

          Disso que Tiago fala no capítulo 3 nos versos 13-18! De pessoas tagarelas que só repete o que os outros falam e que querem ser inteligentes e sábios para levar vantagem sobre os outros. Mas não conseguem! Pois a falta de mansidão e sabedoria no proceder por meio das obras não condiz com o ensinamento dos apóstolos e profetas, e principalmente, do caminhar e vida de nosso Senhor Jesus Cristo.

          Esses me fazem lembrar Simão fariseu do capitulo sete de Lucas. Jesus foi convidado por Simão para um janta em sua casa. Porem, uma mulher pecadora quebrou alguns dos dogmas convencionais dos fariseus. Ela, sendo mulher, aproximou-se de Cristo dentro da casa de um “santo” fariseu, e quebrou um vaso de alabastro com unguento caríssimo. Sua teologia foi pregada apenas com suas lagrimas. Seu ensino foi mais além do que a simples exposição da lei mosaica. Ela não expos a Lei; ela cumpriu a Lei, quando lavou os pés de Cristo com suas lágrimas e enxugou seus pés com seus cabelos. Ela praticou as 613 leis por ser muito pecadora. E por ser muito pecadora muito se amou, e porque muito se amou cumprida está a Lei que diz: Ame a Deus com toda sua alma, entendimento e força! Enquanto o “santo” reformado fariseu apenas “praticou” a Lei de uma forma cognitiva.

         Essa é minha reflexão irmãos! Continuemos a denunciar as obras das trevas, mas louvemos também as da luz. Muito reverendo e pastor está atrás de uma escrivaninha digitando artigos que dizem ser “para a Glória de Deus” (o que não é verdade, buscam o reconhecimento da elite intelectual teológica), mas sem lágrimas nos olhos e quebrantamento, o qual cumpre todas as leis. Muitos têm em seu coração inveja, amargura, e um sentimento faccioso, a qual é terrena e demoníaca (Tg. 3.14-16).

          Da mesma forma que repudio os ensinos dos teólogos da prosperidade, dos esotéricos da batalha espiritual, dos teólogos liberais e aderentes do liberalismo teológico, assim também abomino os que “defendem a sã doutrina” sem conhecer o Cristo que está revelado nela. A vida de Cristo para a humanidade está em primeiro lugar e é o ponto! Este é meu foco e alvo dos textos e estudos por mim publicados!

          Sejamos como aquela mulher na casa do fariseu! Simão só conhecia a lei que falava a respeito do Cristo. A mulher pecadora conhecia o Cristo da Lei, e demonstrou isso em atitude!

“A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento”. (Tg. 3.17 NTLH).

SOLI DEO GLORIA!
Fabio Campos
fabio.solafide@gmail.com