quinta-feira, 29 de novembro de 2012

AS BEM-AVENTURANÇAS DOS MANSOS


Por Fabio Campos

Texto base: Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. (Mt. 5:5 ACF)

          Este é o famoso sermão do monte, pregado pelo nosso Senhor Jesus Cristo! Imagine você o privilégio dos que ouviram Calvino, Lutero, os pais da igreja, pregarem? O que dizer então da exposição nas Escrituras dos apóstolos? Veja você sendo ensinado por Paulo. Tamanho privilégio de Timóteo! Mas este sermão foi pregado por Cristo! Que coisa linda! O Deus encarnado pregando Sua própria Palavra, ou seja, uma hermenêutica e uma exegese PERFEITA!

          A expressão “bem-aventurado” retrata “felizes”! Olha como o mundo distorceu o significado de felicidade: Ser manso aos olhos do mundo é ser “bobo”! Mal sabe estes que Jesus era “manso e humilde de coração”, e o Diabo era o “espertão”! Assim como o homem foi feito a imagem semelhança de Deus, devido a queda, os que estão em Cristo, vêm sendo transformados novamente a este ponto, assim aqueles que têm os mansos como “pobres coitados”, estes são conforme e imagem semelhança de seu pai, o Diabo! Da mesma maneira que eles perturbam os céus e a terra, Deus perturba seu interior; Como disse Isaías “Serão como ondas revoltas num mar chuvoso”. Desconhecem a paz!

          Pensam que têm a terra, mas são como Caim: Errantes pelo mundo! Mesmo em suas residências, trancados a sete chaves, com seguranças profissionais ao seu redor, não têm segurança! Têm medo de que os matem e suas riquezas virem despojos! Coitados! Acumulam suas riquezas em seus recintos, mas mal sabem que um dia sua alma será pedida para ser lançada no inferno, onde o fogo nunca se apaga!

         Com os mansos é diferente! Eles são guardados por Deus! Mesmo não tendo aonde reclinar a cabeça têm a paz que excede todo entendimento. Desfrutarão das promessas de Deus! A terra são deles, pois têm sossego em qualquer lugar que se encontram!

          Os mansos sabem que são peregrinos, e que há uma Jerusalém celestial! Você, crente em Jesus, não ponha seu coração nas coisas desta terra! Lembrem-se, os teólogos da prosperidade é que declaram versículos fora do contexto por amarem o presente século! Rejeite tais ensinos! A terra que você herdará é um lugar renovado! A manifestação dos filhos está próxima. Essa é nossa herança! Lembre-se do que Jesus falou para Pilatos: “o meu Reino não é deste mundo”. Em contra partida o mundo jaz no maligno! É isto que você deseja? Viver em uma terra onde o príncipe é o Diabo? Quanto mais acumularmos coisas, maior será a tentação em não renunciarmos elas para seguir de fato a Cristo! Assim foi com o jovem rico! Nosso coração tem que estar satisfeito em Deus.

          Jesus é pastor de ovelha e não de cachorro! Mas o mundo diz: “Devemos caçar com cães, porque ser uma ovelha é correr o risco de nos tornarmos o jantar de alguém”. Seja ovelha, e você estará guardado pelo Supremo pastor! Cão (pejorativamente) tem como guia o Diabo! É ele quem coloca você a prova dizendo: “se você de fato é filho de Deus, transforme estas pedras em pães”. Ele vai te tentar para colocar Deus na parede! E também vai te oferecer tudo o que a carne humana deseja: poder, fama, e glória! Mas sua alma terá uma penhora, e assim podemos dizer: “o que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”?

        Justos, odeiem o ditado: “Correr com as lebres e caçar com os cães”. Sejam transparentes em seus negócios. Percam um negócio na terra e ganhem um tesouro no céu. Não venda sua alma! Coloque sua proteção no Senhor acima do impulso de retaliar ou defender sua causa com ódio. O poder de Deus é ilimitado, e Ele irá provar-se imensuravelmente mais forte do que qualquer oponente.

Deus abençõe!

SOLI DEO GLORIA!
Fabio Campos

Referencia bibliográfica: Beatitudes de Calvino, João; Ed. Fonte editorial.