sexta-feira, 21 de outubro de 2011

OS ANIMAIS TEM ALMA E SENTIMENTOS? PARA ONDE VÃO DEPOIS DA MORTE?


Dúvida: Gostaria de saber se os animais têm alma e sentimentos iguais aos dos homens, e para onde vão depois da morte.

Resposta Fabio:
- Ec. 3:18-20 (AFC)Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó” 

   O verso acima quer dizer que o homem é tão mortal quanto qualquer animal. Os dois tem o fôlego de vida dado por Deus e ate aí nada se difere. Mas ao contrário dos animais, o homem precisa ser levado a perceber essa condição e, mediante sua fraca consciência da eternidade, sentir sua aflição.

   Quando Deus diz que tanto os homens como os animais têm o mesmo destino, Ele está se referindo a sua morte física (Gn. 3:19 / Sl. 103:14)

   Os animais têm sentimentos. Isso é provado por alguém que tem um cachorrinho de estimação. Seja um sentimento de afeto ou desafeto. E Deus que é o criador de ambos, colocou no coração do homem o sentimento afetivo por seus bichinhos.

- 2 Sm. 12:3 (AFC) “Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a (animal) tinha como filha (afetividade)”. 

   A alma muitas vezes na Bíblia, quer dizer o “centro das emoções”, “concentração facultativa”, “desejos”, “vontades”. Se os animais têm esses atributos acima citados, e o fôlego de vida dado por Deus, logo deduzimos que, o mesmo possui “alma”.
Porém o homem é diferente em um aspecto; ele é a única criação terrena de Deus criada para ser eterna:

- Ec. 3:11 (NVI) “Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade” 
   Todas as outras coisas da criação (Gn: 1: 1-26), incluindo os animais, perecerão, e por isso não são eternas.

   O espirito do homem, que volta a Deus, é a principal diferenciação dos dois. O Senhor coroou a criação no homem; o homem foi o único ser, feito a imagem e semelhança de Deus. Sendo assim, o criador é eterno, e a coroa de sua criação feita a sua imagem e semelhança, será eterna também. Mesmo que seja salvo ou condenado, o homem viverá ETERNAMENTE no céu ou no inferno.

Grande abraço!
Fabio Campos