segunda-feira, 9 de maio de 2011

E O VERBO SE FEZ CARNE


Texto base: Jo. 1: 1-18
Jo: 1. 14 (R.C) – “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai”
Jesus antes da sua encarnação era a Palavra, Ele era Deus, continua sendo Deus, e pra sempre será o Todo Poderoso.
A palavra (Verbo gr. Logos) não denota o logos de Platão, que significava a ideia universal e absoluta, nem de Filo, que identificava o logos com a sabedoria de Deus. Logos para João é uma pessoa, que comunica a realidade de Deus aos homens pela sua encarnação e sacrifício na cruz. Sendo Deus, o logos é a perfeita expressão de Deus.
A palavra (logos) estava na boca dos profetas, e o seu testemunho é descrito de Gênesis à Apocalipse. Jesus é o logos de Deus, pois as profecias acerca da palavra se cumpriram quando o verbo se fez carne, e habitou na terra, cheio de graça e verdade.
Deus fez todas as coisas por intermédio da palavra, Jesus Cristo é a palavra. Sem Ele nada do que foi feito tornaria a ser real, pois no PRINCÍPIO era o verbo (logos), o verbo estava com Deus, e o VERBO ERA DEUS. Ele é o criador de tudo e de todos.
Cristo veio trazer a luz aos homens, para que vissem que suas obras eram más, e se arrependenssem dos seus pecados. A palavra é a luz. Ela é a lâmpada para os nossos pés, e luz para o nosso caminho.
A palavra é vida, a vida estava com Deus, e foi manifesta na carne por meio de Jesus. Deus já não é mais conhecido apenas por meio da palavra dos profetas do antigo testamento. A revelação do antigo testamento era perfeita, mas incompleta. Jesus tornou Deus uma realidade entre os homens, pois Ele mesmo disse "quem o visse estaria vendo o pai que o enviou". O logos se fez carne e habitou entre nós.
A palavra dos profetas já não é mais apenas o verbo, agora ela é o Deus encarnado, a profecia se cumpriu. Deus veio pessoalmente resgatar o seu povo da perdição e da condenação eterna. Ele se deu para o resgate de muitos e não de todos.
O verbo se fez carne, trazendo vida eterna para todos aqueles que zelam por ela, e a praticam, pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que TODO o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus abençoe!
Fabio Campos
Sola Scriptura