segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CONTRA QUEIXUME (Charles H. Spurgeon)


Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do Senhor; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial” (Nm 11.1).

Observe como o dano começou nos arredores, entre a multidão mista, e como o fogo do Senhor consumiu as extremidades do arraial. O grande perigo da igreja está em seus viveiros ou parasitas; esses infectam o verdadeiro Israel.

I.        UM ESPÍRITO DESCONTENTE CAUSA PESAR AO SENHOR.
1.     Poderíamos inferir isso de nossos próprios sentimentos, quando os dependentes, os filhos, os criados ou aqueles que recebem esmolas estão sempre resmungando.
2.     No caso dos homens para com Deus, a murmuração é muito pior, visto como não merecem bem algum de suas mãos, mas bem ao contrário, “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados”. (Lm 3.39; Sl 103.10)

II.      UM ESPÍRITO DESCONTENTE IMAGINA QUE ACHARIA PRAZER NAS COISAS QUE LHE FORAM NEGADAS.
Israel tinha o maná; porém suspirava por peixes, pepinos, melões, cebolas, etc.

1.     É prejudicial a nós mesmos, pois nos impede de desfrutar o que já temos. Leva os homens a difamarem o alimento dos anjos, chamando-o de “este pão vil”. Levou Hamã a não pensar em sua prosperidade, porque um simples homem lhe negou reverência (Et 5.13)
2.     É uma calúnia para com Deus e ingrato para com Ele.
3.     Leva à rebeldia, à falsidade, à inveja e a toda sorte de pecados.

III.   UM ESPÍRITO DESCONTENTE MOSTRA QUE A MENTE PRECISA SER TRANSFORMADA
A graça poria nossos desejos em ordem e manteria nossos pensamentos e afeições em seus devidos lugares; deste modo:

1.     Contentamento com aquilo que temos (Hb 13.5)
2.     Em relação a outras coisas, moderados no desejo. “Não me dês nem a pobreza nem a riqueza” (Pv 30.8)
3.     Em relação às coisas terrenas que podem estar faltando, plenamente resignados. “Não seja como eu quero e, sim, como tu queres”. (Mt 26.39)
4.     Primeiro, e mais ansiosamente, desejar a Deus. “Minha alma tem sede de Deus”, etc. (Sl 42.2)
5.     Em seguida, buscar ardentemente os melhores dons (1 Co 12.31)
6.      Seguir sempre em amor o caminho mais excelente (1 Co 12.31)

Li a respeito de césar que preparou uma grande festa para seus nobres e amigos. Aconteceu que o dia designado foi de tamanha má sorte que nada se poderia fazer para a honra de sua reunião. Em conseqüência disso, desgostoso e enraivecido, ordenou a todos quantos tivessem arcos, que atirassem suas setas contra júpiter, o principal deus deles, como que em desafio contra ele, por aquele tempo chuvoso; feito isso, suas setas não chegaram ao céu e caíram sobre suas próprias cabeças, de modo que muitos deles ficaram gravemente feridos.

Assim, nossos queixumes e murmurações, que são outras tantas setas atiradas contra o próprio Deus, retornarão sobre nossas cabeças ou nossos corações; não o alcançarão, mas nos atingirão; não lhe causarão dano, mas nos ferirão; portanto é preferível ser mudo a ser murmurador; é perigoso contender com aquele que é fogo consumidor (Hb 12.13) (Thomas Brooks).

No mesmo texto (Nm 17.10), os israelitas são chamados de “murmuradores” e “rebeldes”; e não é a rebelião como o pecado da feitiçaria? (1Sm 15.23). Você que é murmurador, para Deus é como um bruxo, um feiticeiro, como aquele que lida com o diabo. Este é um pecado de primeira grandeza. A murmuração, muitas vezes, termina em maldição; a mãe de Mica deitou maldições, quando os talentos de prata foram tirados (Jz 17.2). Assim faz o murmurador, quando uma parte de sua propriedade lhe é tirada. Nossa murmuração é a musica do diabo; trata-se do pecado que Deus não pode suportar (T. Watson).

Não ouso lamuriar-me assim, como não ouso amaldiçoar ou jurar (João Wesley).

Uma criança estava chorando de raiva, quando ouvi sua mãe dizer-lhe: “Se você esta chorando sem motivo, logo vai chorar com razão”. E do som de uma tapa recolhi o ensino moral de que os que choram por nada, estão fazendo uma vara para suas próprias costas e, provavelmente, serão castigados por ela.

Extraido do livro: Esboços bíblicos de Genesis a Apocalipse volume I.
Editora Shedd publicações

Deus abençoe.

Sola Del Gloria!
Fabio Campos